Atacama

O deserto mais árido e alto do mundo estava na minha listinha, até que surgiu a oportunidade e fomos em um grupo de 8 amigas. Foi incrível! O Atacama possui 100km² de extensão e tem visuais bem diversos.

Compramos o voo, reservamos a pousada e compramos os passeios. É isso o que precisa. Simples assim!

O voo era pela Gol até Santiago, que foi cancelado e tivemos que comprar outro, pela Latam. Ainda vou ver como vai ficar isso e volto pra contar o resultado.

Data da viagem: 20 a 28/11/2022

2 noites - Santiago

6 noites - San Pedro de Atacama

Como nosso voo chegou tarde, seguimos direto com um transfer (pode reservar no aeroporto mesmo, privativo ou em grupo) para o Hotel Ibis Budget Santiago Providencia, reservado pela Pier Turismo. O hotel cumpre o que promete um Ibis, só que como é um Budget tem o quarto bem pequeno. O café (pago a parte) é bem gostoso e vale a pena.

Logo que acordamos fomos à Rua Pedro de Valdívia (quase esquina com Av. Providência) trocar dinheiro e a agência onde compramos os passeios LCChile, buscar nosso chip de internet. Eles disponibilizam para todas as pessoas que compram com eles.

Passeamos o dia todo por Santiago e dormimos por lá.

Um almoço em Santiago

Pela manhã, no horário combinado, o transfer nos buscou no hotel e seguimos para o aeroporto.

Nosso voo de Santiago para Calama (aeroporto comercial mais próximo de San Pedro de Atacama) foi pela Sky Airlines, com embarque e decolagem pontuais. A Latam também faz esse trecho, mas estava mais caro no momento da compra.

Chegando em Calama pegamos um transfer para a pousada Casa Lickana em San Pedro de Atacama. A pousada é simples, mas muito bem localizada (rua principal, onde está tudo) e com quartos quentinhos. Mesmo no calor do dia, as noites são frias. Lembra que estamos no deserto?

San Pedro fica a 2450m de altitude, portando esteja sempre bem hidratado e alimentado, para não sentir o "mal de altura", o soroche.

A cidade é pequena, com pouco mais de 5000 habitantes, mas é a principal cidade de onde saem os tours para os passeios pelo deserto. A rua principal é a Caracoles, onde estão as empresas que vendem os passeios, as lojinhas, sorveteria, farmácia, muitos restaurantes e os cachorros. San Pedro tem muito cachorro na rua e são enormes. Acho que são bem cuidados, estão bem gordinhos.

Alguns restaurantes parecem uma portinha só, mas quando você entra, é um salão enorme, até com palco e música ao vivo.

Nas ruas transversais tem casas de câmbio, mas o valor que pagam no real é pior que em Santiago. Estavam pagando em média 1R$=185 CLP em Santiago e 1R$=170 CLP em San Pedro.

E também tem uma igreja e uma pracinha com feira de artesanato, música ao vivo e outras atrações. As ruas são todas de terra, portanto só use tênis, bota ou um chinelo no calor, mas ficará com o pé sujo.

Nossos 5 dias completo de passeios, a princípio ficaram assim:

1º dia - Lagunas Escondidas de Baltinache e Valle de La Luna

2º dia - Termas de Puritama e Vallecito

3º dia - Lagunas Altiplanicas com Piedras Rojas e Tour Astronômico

4º dia - Ruta de Los Salares

5º dia - Geyser el tatio e Lagunas Cejar

Os passeios foram sugeridos pela LC Chile com o cuidado de ter passeios de menor altitude nos primeiros dias, para adaptarmos. Não é tão simples, muita gente passa mal. Nós fomos felizes e não sofremos com o mal de altitude em nenhum momento. BEBA MUITA ÁGUA!!!

Como éramos 8 pessoas, conseguimos fazer os tours privativos. Só nós, o motorista Júlio (espetacular) e o guia (nem todos os dias foi o mesmo, mas todos são excelentes). Tínhamos uma van de 15 lugares, só pra nós.

Sobre as roupas, que foi uma das maiores dúvidas que tivemos antes de ir:

-Passeios que entram na água, como Lagunas escondidas, Laguna Cejar e Puritama, pode ir de roupa de banho por baixo, usar calça leve ou bermuda, blusa mais fina, blusa manga longa e corta-vento ou casaco. Levar chinelo, roupa de baixo e toalha pra trocar depois do banho.

-Passeios de baixa altitude vestir em camadas, usando short ou calça leve ou legging, camiseta, blusa manga longa, corta-vento ou casaco. Use tênis ou botinha confortável.

-Passeios de altitude elevada são mais frios, use blusa térmica, blusa mais grossa e casaco, calça térmica, calça corta-vento, botas com meias grossas, gorro, cachecol e luvas. É frio mesmo!

Mas lembre que não precisa de quantidade, precisa de qualidade. Só precisa 1 bom casaco, 1 bom corta-vento, 1 boa calça térmica, 1 par de luvas, 1 gorro, 1 cachecol (talvez mais só pra variar nas fotos). As blusas de baixo e roupa íntima precisa trocar todo dia, mas o restante não.

Todas as noites recebíamos pelo whatsapp o horário dos passeios, que roupas usar e se tinha refeição. Assim como no print abaixo.

1º dia - Saímos para as Lagunas Escondidas de Baltinache as 8h. Em uns 30 min paramos em um local  para deliciar um café da manhã, organizado pelo tour, apreciando uma das belas vistas do Atacama, sempre com as preciosas explicações do guia. De volta ao carro, seguimos por uns 30 minutos, passamos por uma portaria, o guia comprou nossas entradas e chegamos naquela paisagem encantadora. As lagunas são um conjunto de lagoas de cor azul turquesa, rodeadas pela brancura do sal, no meio do nada. Através de trilhas e passarelas chegamos à última lagoa. Nela experimentamos flutuar em água mais salgada que o mar morto. Gelada!! Mas nos divertimos muito! Depois do banho o guia tinha água doce para tirar o excesso de sal e voltamos para a cidade.

Parada para o café da manhã

Uma das Lagunas Escondidas de Baltinache

Nos divertimos flutuando na água gelada

Na parte da tarde, lá pelas 16h, o motorista nos buscou e seguimos para o Valle de La Luna. No caminho, o guia Matheus foi nos explicando tudo sobre a história e curiosidades do lugar. É o passeio mais tradicional do Atacama e fica a 2250m acima do nível do mar, portanto indicado para os primeiros dias de visita.

Nesse passeio o calor é intenso e precisa caminhar um pouco. Leve água!!

Vimos formações, relevos e paisagens lindas, como a grande duna e as Três Marias.

No fim da tarde paramos para apreciar o por do sol na Pedra do Coyote, com um visual impar.

No meio do Valle de La Luna

Formação rochosa "As três Marias"

Um dos vários mirantes do Valle de La Luna

Nossa turma só no Pisco Sour

Nosso lanche da tarde antes do Por do sol

Pedra do Coyote

2º dia - O passeio para Termas de Puritama saiu do hotel as 8h30. Nosso motorista foi nosso guia e com louvor. O Julio conhece tudo no Atacama e explica como um professor. Nos levou até o topo das termas, descemos a pé e lá ficamos até 12h só curtindo e relaxando.

Termas de Puritama (puri=água tama=quente) fica a 3500m de altitude e distante 30km de San Pedro. São uma série de 8 piscinas geotermais formadas ao longo de um rio quente, localizado em um canyon de bela paisagem. A temperatura da água é de 28° a 35°, o que faz do passeio uma delícia! Podemos experimentar as piscinas e as quedas d'água formadas entre uma piscina e outra.

Na volta, suba o morro bem devagar e sem conversar, como disse nosso guia. Afinal estamos em uma altitude que não estamos adaptadas.

Aqui estávamos começando a descer a pé para chegar
no complexo de piscinas, que fica entre a vegetação.

Curtindo a queda d'água

Chegamos ao hotel em torno das 13h e saímos para almoçar.

Pizzaria El Charruá onde almoçamos, ótima opção

Calle Caracoles, a principal de San Pedro

O passeio da tarde era Vallecito e as 15h30 nosso guia com o motorista nos buscaram no hotel.
Vallecito é o passeio mais novo do Atacama, surgiu durante a pandemia em 2020, para substituir outros que estavam fechados. É conhecido como um lugar mágico no meio do deserto.

Nossa primeira parada foi no Magic Bus, o ônibus abandonado no meio do deserto. Esse lugar é sempre cheio, mas por sorte ele foi só pra nós naquele momento. Ele fica no meio da Cordilheira do Sal e não tem sinalização para chegar lá, portanto um guia é a melhor opção.

Magic Bus

De lá seguimos para conhecer o Vallecito, cenário que impressiona pela sua magnitude. A região, que fica em uma outra área do Valle de la Luna, é linda, com ventos fortes e vistas incríveis, que nos faz sentir em paisagens lunares.

Eu no meio da imensidão do deserto

A força do vento

Olha essa paisagem!

No meio do nada

Na volta, claro que paramos para um pisco e snacks!

Festa toda tarde!

Nesse dia vimos o ônibus/caminhão que faz um tour mais barato por lá. Achei perigoso viajar na carroceria, no meio do deserto, em estradas de chão batido e cheias de desnível. Mas é muito popular esse tipo de tour realizado pela agência Grado 10.

Esse caminhão amarelo leva os turistas pra todo lado

3º dia - Nesse dia, como saímos cedinho para Lagunas Altiplânicas e Piedras Rojas, nosso hotel nos deixou um lanche no dia anterior.

Primeiro paramos para a tradicional foto na placa do Trópico de capricórnio.

Depois, como sempre, nosso guia e motorista prepararam nosso café com muito carinho e de frente para alguma bela paisagem do deserto.

De lá seguimos para Piedras Rojas, distante mais de 100km de San Pedro e numa altitude de 4000m. O motorista parou num ponto que fica uns 60km antes da entrada do parque para comprar nossas entradas. Vende pela internet ou nesse local. As pessoas que vão sem tour e não se atentaram para esse detalhe, não entram no parque das Piedras Rojas, precisam voltar os 60km pra comprar as entradas. Um absurdo, mas é verdade. Vimos vários turistas nessa situação.

Piedras Rojas, como o nome já diz são formações rochosas de forte cor avermelhada. O contraste com a água, a paisagem em tons degradê, as montanhas e vulcões no entorno, fazem do lugar um deslumbre.

Continuamos para as lagunas Miñiques e Miscanti que formam as Lagunas Altiplânicas e ficam a 4200m de altitude. O contraste do azul da água com vegetação em tons amarelados e rodeada de vulcões nevados, torna a paisagem uma visão surreal. Vimos vários animais por lá, como vicuñas e aves.

Na volta, paramos para a foto da estrada.

Seguimos para a Laguna Chaxa, que fica dentro da Reserva Nacional os Flamingos, para onde os flamingos migram quando a maioria das lagoas estão congeladas na época do inverno. Estava um calor infernal, mas tentamos chegar perto deles assim mesmo.

Continuamos então para nosso almoço incluso no tour.

Almoço no fim do tour

Voltando do tour fomos avisados que o tour astronômico teria que ser adiado por causa da visibilidade. Estava ventando, com nuvens e muita umidade, o que comprometeria a qualidade do passeio.

Pedimos que fizessem uma troca dos dias dos próximos passeios, já que dormiríamos cedo e o passeio do Geyser precisa sair muito cedo no dia seguinte, assim acordaríamos descansadas. Dessa forma deixamos a Ruta de Los Salares para o último dia. Fomos prontamente atendidas!

4º dia - Como trocamos os passeios, saímos as 6h para o Geyser El Tatio. A distância desde a cidade é de mais de 90km em estrada cheias de curvas e com altitude de até 4320m. Vimos o sol nascer no caminho e chegamos bem cedo, que é o momento de melhor visão dos "mini vulcões". Estava gelado, temperatura de 0°, mas disseram que estava ótimo porque não tinha vento. Normalmente as temperaturas lá são negativas.

Os Geysers del Tatio são considerados o 3º maior campo de geysers do mundo, ficando atrás do Yellowstone (já fui e escrevi sobre ele) e outro na Rússia. Possui mais de 80 vulcões ativos, alguns lançam água a 85° e atingem até 10m de altura.

Depois de conhecer o lugar, começamos a voltar e paramos para um café da manhã. Da estrada vimos vicuñas.

Ainda paramos em um "humedal", local parecido com nosso pântano, onde as aves migratórias encontram refúgio, por causa da enorme riqueza biológica. Vimos muitos flamingos nessa época. Quando esse humedal congela, no inverno, as aves migram para a Laguna Chaxa.

Chegamos em torno das 13h na cidade, saímos para almoçar, tomar um sorvete e descansamos um pouco para o tour da tarde.

O tour da Laguna Cejar e Tebinquiche saiu as 16h do hotel. Fomos conhecer primeiro Tebinquiche que é um enorme espelho de sal nascido da neve derretida e chuvas.

Tebinquiche

Depois os Ojos del Salar, que são poços de águas doces e profundas no meio do salar. São 2 e vistos de cima parecem olhos gigantes.

Ojo del Salar

E chegamos na Laguna Cejar e Laguna Piedras, onde flutuamos na água salgada.

Nesse local, tem duchas de água doce e vestiário, para utilizar depois do banho de sal.

Na volta tem a tradicional parada para o pisco e snacks. Dessa vez foi debaixo de árvores.

Chegamos ao hotel, descansamos e nos preparamos para o tour astronômico que sairia as 23h30. Mas novamente precisou ser adiado, devido a condições climáticas.

5º dia - O passeio para a Ruta de Los Salares saiu às 8h. O trajeto foi de 150km entre curvas, subidas e descidas, e chegamos a maior altitude durante toda a viagem, 5200m. Bem frio o tempo todo e ainda ventava. Logo no início vimos onde é a divisa com a Bolívia, para o tour do Salar de Uyuni.

No caminho para o Salar de Tara, nossa primeira parada foi em frente ao Vulcão Licancabur, com 5916m e faz parte da Cordilheira dos Andes.

Paramos para conhecer os "Monjes de la Pacana", que é uma região desértica com dunas de areia e imensas pedras curiosas formadas pela ação do vento, dentre elas a mais famosa que dizem ser parecida com um índio.

De lá seguimos para o Mirador Salar de Pujsa

E nosso café da manhã foi de frente para a Cordilheira dos Andes

Paramos no mirador Salar de Los Loyoques para apreciar a paisagem

Continuando nosso passeio pela Ruta de Los Salares, nosso motorista nos levou até a divisa com a Argentina. Amamos atravessar a fronteira a pé!

Voltamos os 150 km por aquelas paisagens lindas, paramos para almoçar e retornamos para o hotel.

Ainda deu tempo de um sorvete na sorveteria famosa (única) de San Pedro.

A noite fomos para o tour astronômico e nos encantamos com o céu estrelado do Atacama

Embarcamos bem cedo para Santiago pela TRANSVIP, que não tivemos problema porque fechamos uma van inteira, comprei ida e volta e confirmei no dia anterior.

Uma das amigas que comprou o transfer da volta separado, porque o voo dela seria bem mais tarde, teve um problemão. Ela insistiu para confirmarem o horário, porque já tinha perguntado, viram a mensagem e não respondiam. Então às 22h da noite anterior disseram que não teriam transfer no horário dela e não iriram atendê-la, mesmo com o transfer da volta pago. Ela até conseguiria um taxi, mas custava 4x mais que o transfer. A solução foi ir conosco, mesmo que 5h antes do horário do voo. Eles devolveram o dinheiro dela, mas a raiva continuou.

Algumas horas depois estávamos em casa.

Se voltaria? Acho que só se for daqui há muitos anos. É uma viagem linda, mas não é pra ir repetidas vezes.