Yellowstone e Grand Teton National Park

Muita gente já assistiu Zé Colméia e Catatau e sabe onde eles moravam. Fui conhecer e apaixonei pelo majestoso e espetacular parque florestal Norte Americano, o Yellowstone. Além dele, visitei o Grand Teton National Park, um pouco menor, mas com paisagens deslumbrantes também.
Apesar da logística ser um pouco complicada, depois de pesquisar muito, deu tudo certo. Dessa vez fomos em 5 pessoas. Escolhemos a data por ser primavera e quando todas as estradas estão abertas, após o rigoroso inverno por lá.

O Parque Nacional de Yellowstone é uma das criações mais espetaculares da Mãe Natureza. Forças geotérmicas dinâmicas ocultas logo abaixo da superfície deram origem à série impressionante de montanhas, rios, cânions, termas e gêiseres, todos cercados por animais – do maior dos mamíferos ao menor dos pássaros.

Data da Viagem:
18 a 27 de maio de 2019

Roteiro:
Salt Lake City (1 noite)
Jackson Hole (1 noite)
West Yellowstone (4 noites)

Estamos em um vulcão!

Depois de muita pesquisa, vi que a cidade de Salt Lake City seria a "melhor" (leia-se mais econômica) cidade para chegar vindo do Brasil. Perto dos parques existem aeroportos em algumas cidades pequenas, com voos mais caros e as vezes só em algumas épocas do ano. Nossa passagem para SLC, saindo de São Paulo, com conexão em Atlanta, ida e volta com taxas, ficou em U$ 524,00 pela Delta Airlines. Preço de promoção, claro.

Ao chegar no aeroporto, no 1º dia, retiramos na Dollar Rental Cars nosso confortável carro, e a atendente praticamente nos obrigou a fazer mais um seguro e o total (aluguel+seguros) saiu por U$ 326,00. Achei até o valor razoável pelo conforto do carro. Foi uma Dodge Grand Caravan de 7 lugares, completa, km livres e motorista adicional incluso, reservado através da Rent Cars.

Seguimos direto para o hotel Springhill Suites, excelente hotel reservado pela Pier Turismo. Valor de U$ 105,00 já com taxas e café da manhã, em um apto quíntuplo, super confortável. Deixamos nossas malas no quarto e fomos para um outlet na região.

Após o café da manhã, no 2º dia , saímos de SLC em Utah, passamos pelo estado de Idaho e seguimos para Jackson Hole, no estado de Wyoming. Com as estradas excelentes e lindas, rodamos os 470 km sem notar, passando antes por um Walmart para comprar comidinhas para beliscar.

A cidade de Jackson Hole é linda! É a porta de entrada para o Grand Teton. Nos hospedamos no The Virginian Lodge, um típico hotel americano, simples, mas espaçoso, confortável e aquecido, com 03 camas de casal no quarto. Pagamos U$ 100,00 pela diária. Reservei pelo próprio site.
Portal da praça de Jackson Hole
Hotel The Virginian Lodge
Deixamos as bagagens no quarto e seguimos para o Grand Teton. Como já era a tardinha passamos pela entrada do park sem pagar nada, já não tinha atendente por lá. Já após algumas milhas, vimos nosso primeiro urso. Era um grizzly e estava bem a beira da estrada comendo matinhos e flores. Essa época eles já saíram da hibernação e estão loucos por comida. Vários carros e fotógrafos estavam no local, fica até fácil saber onde tem urso.
Nosso primeiro urso
Vimos paisagens lindas, ao por do sol e a beira do Jackson Lake com as Montanhas Teton ao fundo. Retornamos a noite para o hotel.
Montanhas Teton

No 3º dia, tomamos o café no restaurante do hotel mesmo, pago a parte. Colocamos as malas no carro e seguimos para o Yellowstone, passando por dentro do Grand Teton para conhecer melhor. Na entrada pagamos U$ 35,00 pelo carro (poderia ficar no parque por 7 dias). Seguimos pelo parque, parando por várias vezes, para ver animais, paisagens lindas do lago Jackson e sua barragem.

Barragem do Teton
Entramos pelo Sul do Yellowstone (pagamos U$ 35,00 pelo carro por 7 dias) e seguimos para o oeste, já que nos hospedaríamos em West Yellowstone, uma cidadezinha linda, que fica em Montana, quase na divisa de Wyoming e bem próxima a entrada oeste do parque. Dentro do parque existem diversos hotéis, mas o valor é um pouco elevado, por isso optei pelo One Horse Motel, outro hotel simples, tipicamente americano, mas com atendimento excelente, localização privilegiada e preço bom (U$ 100,00 por dia, pelo quarto com 3 camas de casal).

mapa simplificado

Uma das 5 entradas do parque

Tradicional placa

Valores

No nosso caminho para o hotel, paramos por diversas vezes e caminhamos por passarelas até vários pontos importantes do parque, como o Old Faithful, o mais visitado gêiser do parque. Ele entra em erupção a cada uma hora e meia e dura uns 5 minutos. É impressionante!

Público assistindo ao Old Faithful dar seu show
Seguimos para conhecer as fontes termais, dentre elas a Grand Prismatic Spring, que é a maior dos EUA e a 3ª maior do mundo. Como a natureza é linda e foi generosa com aquele lugar!

Grand Prismatic Spring
Chegamos ao hotel a tardinha, nos acomodamos e fomos jantar.
Restaurante em West Yellowstone
O 4º dia foi o de maiores emoções. Logo que entramos no parque vimos um grupo de pessoas a margem do rio. Era uma carcaça que estava do outro lado do rio e vários fotógrafos esperavam um animal vir comer, para fotografar. Vimos um lobo e a águia americana.

Depois fomos para o norte do parque passando por Mammoth Hot Springs, passamos pelo Roosevelt Arch, depois conhecemos Gardiner, uma cidade bem charmozinha. Vimos muitos alces lá por perto.

Mammoth Hot Spring

Roosevelt Arch

Gardiner
Continuamos em direção a Tower Junction onde vimos uma ursa com 3 filhotes. Depois passamos por Tower Fall. Já em Lamar Valley vimos inúmeros bizões e muitos filhotes.
São muitos fotógrafos tentando o melhor clic

Mamãe ursa e 3 filhotes

Bizões em Lamar Valley
Na volta, a tardinha, ainda encontramos com 3 ursos grizzlies, lindos!

Passamos por Beryl Spring, uma das mais quentes fontes de Yellowstone. A temperatura dela oscila entre 87ºC e 89ºC enquanto a temperatura ambiente estava em 4ºC.

Seguimos a noite para nosso hotel. Esta época do ano (maio) escurece lá pelas 20:30h. É muito bom para aproveitar até mais tarde a luz do dia.

Sempre levávamos comida no carro. Apesar de ter lanchonetes em alguns pontos do parque, as vezes demoramos muito a chegar em alguma.

Nosso carro

É importante ter suprimentos no carro.
No parque todo tem banheiro limpo nas estradas.
Essas casinhas são banheiros no meio do nada.
Iniciamos nosso 5º dia pelo meio do parque, fomos a Artist Point, ver as borbulhas de lama. É impressionante! Muito quente e com um cheiro horrível de enxofre.
vulcão de lama
Depois fomos para o Grand Canyon do Yellowstone ver a cachoeira. Paisagem exuberante! Incrível!
Grand Canyon  do Yellowstone
Em seguida para o Dragon's Mouth Spring. A borbulha sai de uma caverna, com um barulho e fumaça como de um dragão. Explode de tempos em tempos.
Dragon's Mouth Springs

Passeamos ao redor do Yellowstone Lake, com parte do lago ainda congelado. Realmente a natureza foi generosa com aquela parte do planeta!

Na volta para o hotel passamos novamente pelo Grand Prismatic Spring, queríamos apreciar mais uma vez aquela piscina azul safira, borbulhante, enfumaçada e cheia de cores e vida. Logo em seguida paramos em Biscuit Basin para ver as piscinas borbulhantes.
Piscina em Biscuit Basin

Chegamos a noite em West Yellowstone e jantamos em um restaurante bem característico.

O 6º dia era o último por lá e faltava a estrada entre Tower Junction e Canion Village para conhecer. Pelo calendário do parque, esse trecho de estrada abriria naquele dia, se o tempo permitisse. O dia estava bonito e demos sorte. Mesmo com pneus comuns (recomendaram pneus de neve) nos aventuramos a conhecer aquela parte do parque. Iniciamos pelo norte do parque e fomos para o Lamar Valley novamente. Logo após Tower Junction vimos fotógrafos em uma área e paramos. Era uma bela raposa, procurando comida. Tinha até um ovo na boca. Fez várias poses para fotos.
Detalhe do ovo na boca

Linda raposa

cabras

Gavião

Achamos um Elk

Continuamos até Cooke City (entrada nordeste) para conhecer. Cidade pequena e charmosa, mas estava muito parada, ainda estava muito frio por lá.

Voltamos pelo Lamar Valley e entramos em Tower Junction em direção a  Canyon Village. Seguimos bem devagar, pois ainda tinha muita neve, por isso só abriu naquele dia. Mas a estrada já estava ótima. A paisagem é linda! Paramos várias vezes para fotografar.

Até o banheiro da estrada estava coberto de neve.
Banheiro público na estradas entre Tower e Canyon Village

Chegamos a noitinha na cidade de West Yellowstone e fomos a uma pizzaria.
Nosso hotel em West Yellowstone
Após o café da manhã, no 7º dia, colocamos as malas no carro e voltamos para Salt Lake City. Como sempre, estradas excelentes. Chegamos ao mesmo Hotel Springhill Airport, deixamos as bagagens e fomos conhecer a cidade. E que cidade!!

Fomos primeiro a Universidade de Utah e ficamos encantados com a organização, tamanho e beleza.

Depois seguimos para o centro, conhecer o City Creek Center, um shopping aberto com um riacho com peixes e florido, correndo por todos os lugares.
City Creek Center

De lá fomos ao Salt Lake Temple, um templo mórmon todo ornamentado e lindo. Passeamos pelos jardins de flores impecáveis da Temple Square.
Salt Lake Temple

Entramos no Centro de Conferências Mórmon, com uma acústica perfeita e um órgão maravilhoso.
Centro de Conferências Mórmon
Parte interna do Centro de Conferências
Seguimos para o The Gateway, um shopping a céu aberto, em uma região linda de Salt Lake City. Visitamos o planetário e ficamos maravilhados.

Planetário
Para jantar fomos para o Trolley Square e escolhemos The Old Spaghetty Factory, uma delícia! Encerramos em grande estilo a nossa aventura.
Trolley Square

Se voltaria?
Toda hora. O parque é enorme e sei que não vi tudo.