Montanhas Rochosas e Lagos Canadenses

Azul turquesa, azul celeste, azul capri, azul tiffany...difícil descrever o maravilhoso tom das águas dos lagos entre as rochosas canadenses. É inacreditável, surreal! Eu pensava que as fotos que via, eram com filtro, mas é muito mais bonito que em cartão postal.



Data da viagem: 19 a 25 de agosto de 2022

Nosso roteiro foi de 6 noites:
1 - Calgary (1 noite)
2 - Jasper (2 noites)
3 - Banff (2 noites)
4 - Calgary (1 noite)

Nós já estávamos em Toronto e de lá pegamos um voo da Lynx para Calgary. A cia aérea mudou nossos horários várias vezes, mas consegui resolver com os hotéis e carro reservados, e no final deu tudo certo. É bom ficar atento com a Air Lynx, pois até a bagagem de mão precisa ser paga à parte e de preferência junto com a passagem para se conseguir um preço melhor. Além disso, é preciso ficar de olho nas alterações dos voos. 

Chegamos em Calgary as 10h, retiramos nosso carro da Avis, reservado pela Pier Turismo e seguimos para o Hotel Best Western Plus Suites Downtown. Hotel bom, confortável, espaçoso e perto do centro (uns 15 minutos de caminhada). Deixamos o carro no hotel, com as malas dentro. Afinal estamos no Canadá e segurança é tudo nesse país.

Logo na esquina paramos para almoçar no Bonterra Tratoria. Que delícia! Recomendo!

Depois da bela refeição e do ótimo atendimento, seguimos para o centro de Calgary, nos quarteirões fechados, da região da Calgary Tower e do Core Shopping Centre.

Vista externa do Core Shopping Centre

Pátio interno, todo arborizado, do Core Shopping Centre


São vários restaurantes, bares e bistrôs, ao longo das ruas. Cada um mais lindo que outro. Caminhamos até o pé doer e voltamos de uber para o hotel.

Prédio de arquitetura interessante no centro de Calgary

Logo cedo, depois do café da manhã, seguimos de carro pela Trans-Canada Highway 1 (rodovia que corta o Canadá de leste a oeste) em direção a Jasper, que seria nosso primeiro destino. Durante o caminho nos maravilhamos com a beleza da estrada e montanhas, mas a melhor parte da estrada ainda não era essa. 

Decidimos parar no Lake Louise Ski Resort e já conhecer o famoso Lake Louise.

Estradas de Calgary até Jasper

São lagos, rios e montanhas ao longo de toda a estrada


Paramos no Lake Louise (mesmo nome do lago), que é um vilarejo dentro do Parque Nacional de Banff, em Alberta e fica nas Montanhas Rochosas, 3 km a nordeste do lago que compartilha seu nome. 


Lake Louise Ski Resort

Na vila compramos um passe para a gôndola que sobe a montanha que no inverno é uma bela pista de esqui, mas como é verão até fomos na cadeirinha aberta, pois estava quente. 


Gôndola fechada ou cadeirinha aberta pra subir a montanha

No mesmo passe incluímos o almoço e o transfer para o lago (não é fácil conseguir chegar no lago sem um transfer agendado, não tem vaga de estacionamento de tão lotado que é no verão).

A vista da montanha é linda e se der sorte, do teleférico mesmo, pode-se avistar os ursos, que vivem ali. Bem de longe consegue-se ver o lago.

Depois do teleférico, almoçamos e no horário marcado pegamos o transfer para visitar o Louise Lake. Em 15 minutos chegamos às margens daquela água azul esmeralda, cristalina. É impressionante! E lotado! Realmente, a natureza caprichou naquela região. O lago é formado pelo degelo das montanhas do entorno e a cor, pelas partículas das rochas, conduzidas pelas águas derretidas.

Lake Louise

Na volta, o ônibus do transfer, nos deixou na vila e pegamos o carro. Seguimos pela Highway 93, a Icefield Parkway, que liga o Lake Louise a Jasper e dizem ser uma das estradas mais bonitas do mundo. São 232 km que passam por glaciares, cachoeiras, lagos montanhas e paisagens incríveis. O trecho que poderia ser feito em umas 2h30, demorou mais de 6h. Paramos em vários pontos com vistas fenomenais. Um deles foi o Bow Lake, que adoramos. 

Bow Lake

Começou a chover e na linda paisagem ainda apareceu um belo arco-íris. Só chegamos em Jasper à noitinha.



O hotel em Jasper foi o Forest Park Hotel, que nos atendeu muito bem. Os hotéis por lá são caros, ainda mais em pleno verão canadense que o turismo é bem grande. Reservando com antecedência e procurando bem, encontra-se coisa boa. Saímos para jantar em um dos vários bons restaurantes de Jasper.

Na manhã seguinte, tomamos café em um Starbucks pertinho do hotel e fomos conhecer os lagos daquela região. Começamos por uma região linda do Maligne Canyon, com suas pontes e cachoeiras. Uma trilha bem fácil. De lá, seguimos para o Medicine Lake, e depois, para o Maligne Lake, onde vimos um Moose (Alce) no meio do lago. 
Maligne Canyon

Medicine Lake

Moose no Maligne Lake


Maligne Lake

Vimos também o carneiro selvagem, que estava bem tranquilo a beira da estrada.

Carneiros Selvagens na pista

Passamos de carro pelo suntuoso Fairmont Jasper Park Lodge e chegamos em Patricia Lake e Pyramid Lake. Um pertinho do outro. Voltamos para a cidade, fomos no famoso Beaver Tails para um lanche e passear pela ruas charmosas.

Patricia Lake

Pyramid Lake

Ao acordar, caminhamos um pouco pelas ruas de Jasper e em seguida, deixamos o hotel e pegamos a estrada de novo em direção a Banff. Paramos para conhecer Athabasca Falls, uma das inúmeras cachoeiras da estrada entre Jasper e Banff. Conhecemos também a Sunwapta Falls. Depois fizemos uma pequena e fácil trilha entre uma floresta de pinheiros e chegamos ao Peyto Lake, um dos meus preferidos. 

Athabasca Falls

Sunwapta Falls

Peyto Lake

De lá fomos para Lake Louise Ski Resort novamente, onde deixamos o carro e de onde sai o transfer para o Moraine Lake, que reservamos antes pela internet (muito difícil conseguir chegar de carro). Pronto, já tinha outro lago preferido! 

Chegando no Moraine Lake, subimos primeiro uma trilha pra ter a vista do lago por cima, onde ele fica com a cor azul mais forte e depois fomos para a beira do lago, de onde saem as canoas canadenses, que podem ser alugadas para um passeio pelo lago.

Moraine Lake visto do alto

Moraine Lake visto mais de perto

Tranquilidade a beira do lago

Voltamos para pegar o carro e seguir viagem com destino a Canmore, onde ficamos hospedados. É charmosa, fica pertinho de Banff e a hospedagem é um pouco mais em conta que sua vizinha famosa. Chegamos a noitinha, nos acomodamos no hotel Pocaterra Inn and Waterslide,  e saímos para jantar.

Pela manhã passeamos por Canmore, que tem seu charme. Almoçamos e seguimos para Banff. Passeamos as margens do Rio Bow que corta a cidade e cruzamos suas pontes. Entramos em várias lojinhas legais. A cidade estava toda florida. Linda! 

Banff

Na manhã seguinte, depois que deixamos o hotel em Canmore, ainda voltamos a Banff. Como era sábado, a cidade tinha uma feira de produtos regionais, uma delícia de passeio. Visitamos ainda o Cascade of Time Garden, um jardim canadense/chinês bem bonito e bem no centro de Banff. 


Centrinho de Banff

Rio Bow

Cascade of Time Garden

Ficamos passeando pelos quarteirões fechados da cidade, cada um mais lindo que outro. Depois escolhemos um delicioso restaurante mexicano.

A tarde, seguimos de volta para Calgary, que fica a 126km de Banff.  Depois de acomodados perto do aeroporto, no Hyatt Place Calgary Airport, ainda fomos conhecer a biblioteca pública com arquitetura incrível. 

Biblioteca Pública de Calgary

Vista interna da biblioteca

Conhecemos também a famosa escultura no centro de Calgary, a Wonderland Sculpture. Ela fica em frente ao Bow Building e mede 12m de altura. Tem portas dos dois lados, para que o visitante possa entrar na atração e ver por vários ângulos.

Wonderland Sculpture - olha meu tamanho perto dela 

Vimos também o Studio Bell, museu da música, mas no dia estava fechado e só vi o prédio por fora.

Studio Bell


No dia seguinte, embarcamos cedo de volta para Toronto e partimos para outra região, Tobermory, que fica para outro post.

Se voltaria? Como não voltar em um dos lugares mais lindos que conheci.














Nenhum comentário:

Postar um comentário