O deserto mais árido e alto do mundo estava na minha listinha, até que surgiu a oportunidade e fomos em um grupo de 8 amigas. Foi incrível! O Atacama possui 100km² de extensão e tem visuais bem diversos.
Compramos o voo, reservamos a pousada e compramos os passeios. É isso o que precisa. Simples assim!
O voo era pela Gol até Santiago, que foi cancelado e tivemos que comprar outro, pela Latam. Ainda vou ver como vai ficar isso e volto pra contar o resultado.
Data da viagem: 20 a 28/11/2022
2 noites - Santiago
6 noites - San Pedro de Atacama
Como nosso voo chegou tarde, seguimos direto com um transfer (pode reservar no aeroporto mesmo, privativo ou em grupo) para o Hotel Ibis Budget Santiago Providencia, reservado pela Pier Turismo. O hotel cumpre o que promete um Ibis, só que como é um Budget tem o quarto bem pequeno. O café (pago a parte) é bem gostoso e vale a pena.
Logo que acordamos fomos à Rua Pedro de Valdívia (quase esquina com Av. Providência) trocar dinheiro e a agência onde compramos os passeios LCChile, buscar nosso chip de internet. Eles disponibilizam para todas as pessoas que compram com eles.
Passeamos o dia todo por Santiago e dormimos por lá.
Um almoço em Santiago |
Pela manhã, no horário combinado, o transfer nos buscou no hotel e seguimos para o aeroporto.
Nosso voo de Santiago para Calama (aeroporto comercial mais próximo de San Pedro de Atacama) foi pela Sky Airlines, com embarque e decolagem pontuais. A Latam também faz esse trecho, mas estava mais caro no momento da compra.
Chegando em Calama pegamos um transfer para a pousada Casa Lickana em San Pedro de Atacama. A pousada é simples, mas muito bem localizada (rua principal, onde está tudo) e com quartos quentinhos. Mesmo no calor do dia, as noites são frias. Lembra que estamos no deserto?
San Pedro fica a 2450m de altitude, portando esteja sempre bem hidratado e alimentado, para não sentir o "mal de altura", o soroche.
A cidade é pequena, com pouco mais de 5000 habitantes, mas é a principal cidade de onde saem os tours para os passeios pelo deserto. A rua principal é a Caracoles, onde estão as empresas que vendem os passeios, as lojinhas, sorveteria, farmácia, muitos restaurantes e os cachorros. San Pedro tem muito cachorro na rua e são enormes. Acho que são bem cuidados, estão bem gordinhos.
Alguns restaurantes parecem uma portinha só, mas quando você entra, é um salão enorme, até com palco e música ao vivo.
Nas ruas transversais tem casas de câmbio, mas o valor que pagam no real é pior que em Santiago. Estavam pagando em média 1R$=185 CLP em Santiago e 1R$=170 CLP em San Pedro.
E também tem uma igreja e uma pracinha com feira de artesanato, música ao vivo e outras atrações. As ruas são todas de terra, portanto só use tênis, bota ou um chinelo no calor, mas ficará com o pé sujo.
Nossos 5 dias completo de passeios, a princípio ficaram assim:
1º dia - Lagunas Escondidas de Baltinache e Valle de La Luna
2º dia - Termas de Puritama e Vallecito
3º dia - Lagunas Altiplanicas com Piedras Rojas e Tour Astronômico
4º dia - Ruta de Los Salares
5º dia - Geyser el tatio e Lagunas Cejar
Os passeios foram sugeridos pela LC Chile com o cuidado de ter passeios de menor altitude nos primeiros dias, para adaptarmos. Não é tão simples, muita gente passa mal. Nós fomos felizes e não sofremos com o mal de altitude em nenhum momento. BEBA MUITA ÁGUA!!!
Como éramos 8 pessoas, conseguimos fazer os tours privativos. Só nós, o motorista Júlio (espetacular) e o guia (nem todos os dias foi o mesmo, mas todos são excelentes). Tínhamos uma van de 15 lugares, só pra nós.
Sobre as roupas, que foi uma das maiores dúvidas que tivemos antes de ir:
-Passeios que entram na água, como Lagunas escondidas, Laguna Cejar e Puritama, pode ir de roupa de banho por baixo, usar calça leve ou bermuda, blusa mais fina, blusa manga longa e corta-vento ou casaco. Levar chinelo, roupa de baixo e toalha pra trocar depois do banho.
-Passeios de baixa altitude vestir em camadas, usando short ou calça leve ou legging, camiseta, blusa manga longa, corta-vento ou casaco. Use tênis ou botinha confortável.
-Passeios de altitude elevada são mais frios, use blusa térmica, blusa mais grossa e casaco, calça térmica, calça corta-vento, botas com meias grossas, gorro, cachecol e luvas. É frio mesmo!
Mas lembre que não precisa de quantidade, precisa de qualidade. Só precisa 1 bom casaco, 1 bom corta-vento, 1 boa calça térmica, 1 par de luvas, 1 gorro, 1 cachecol (talvez mais só pra variar nas fotos). As blusas de baixo e roupa íntima precisa trocar todo dia, mas o restante não.
Todas as noites recebíamos pelo whatsapp o horário dos passeios, que roupas usar e se tinha refeição. Assim como no print abaixo.
1º dia - Saímos para as Lagunas Escondidas de Baltinache as 8h. Em uns 30 min paramos em um local para deliciar um café da manhã, organizado pelo tour, apreciando uma das belas vistas do Atacama, sempre com as preciosas explicações do guia. De volta ao carro, seguimos por uns 30 minutos, passamos por uma portaria, o guia comprou nossas entradas e chegamos naquela paisagem encantadora. As lagunas são um conjunto de lagoas de cor azul turquesa, rodeadas pela brancura do sal, no meio do nada. Através de trilhas e passarelas chegamos à última lagoa. Nela experimentamos flutuar em água mais salgada que o mar morto. Gelada!! Mas nos divertimos muito! Depois do banho o guia tinha água doce para tirar o excesso de sal e voltamos para a cidade.
Parada para o café da manhã |
Uma das Lagunas Escondidas de Baltinache |
Nos divertimos flutuando na água gelada |
Na parte da tarde, lá pelas 16h, o motorista nos buscou e seguimos para o Valle de La Luna. No caminho, o guia Matheus foi nos explicando tudo sobre a história e curiosidades do lugar. É o passeio mais tradicional do Atacama e fica a 2250m acima do nível do mar, portanto indicado para os primeiros dias de visita.
Nesse passeio o calor é intenso e precisa caminhar um pouco. Leve água!!
Vimos formações, relevos e paisagens lindas, como a grande duna e as Três Marias.
No fim da tarde paramos para apreciar o por do sol na Pedra do Coyote, com um visual impar.
No meio do Valle de La Luna |
Formação rochosa "As três Marias" |
Um dos vários mirantes do Valle de La Luna |
Nossa turma só no Pisco Sour |
Nosso lanche da tarde antes do Por do sol |
Pedra do Coyote |
2º dia - O passeio para Termas de Puritama saiu do hotel as 8h30. Nosso motorista foi nosso guia e com louvor. O Julio conhece tudo no Atacama e explica como um professor. Nos levou até o topo das termas, descemos a pé e lá ficamos até 12h só curtindo e relaxando.
Termas de Puritama (puri=água tama=quente) fica a 3500m de altitude e distante 30km de San Pedro. São uma série de 8 piscinas geotermais formadas ao longo de um rio quente, localizado em um canyon de bela paisagem. A temperatura da água é de 28° a 35°, o que faz do passeio uma delícia! Podemos experimentar as piscinas e as quedas d'água formadas entre uma piscina e outra.
Na volta, suba o morro bem devagar e sem conversar, como disse nosso guia. Afinal estamos em uma altitude que não estamos adaptadas.
Aqui estávamos começando a descer a pé para chegar no complexo de piscinas, que fica entre a vegetação. |
Chegamos ao hotel em torno das 13h e saímos para almoçar.
Pizzaria El Charruá onde almoçamos, ótima opção |
Calle Caracoles, a principal de San Pedro |
Magic Bus |
Eu no meio da imensidão do deserto |
A força do vento |
Olha essa paisagem! |
No meio do nada |
Festa toda tarde! |
Esse caminhão amarelo leva os turistas pra todo lado |
Almoço no fim do tour |
Tebinquiche |
Ojo del Salar |
Nenhum comentário:
Postar um comentário