Data da viagem: outubro 2018
Ouvi muitas pessoas comentarem que seria muito fácil um ônibus que leva ao canal, bem barato ou um táxi que poderia contratar na hora, mas preferi não arriscar. Éramos 04 pessoas e consegui um tour particular em português, previamente contratado, com ótimas referências e valor adequado, o Safe Transportation Panama.
Aeroporto Tocumen |
O guia Cesar, nos buscou pontualmente no aeroporto Tocumen e depois de 25 minutos de carro, chegamos ao Centro de Visitantes do Canal do Panamá, em Miraflores, que é o melhor local para ver e receber informação sobre a história e funcionamento do Canal.
Centro de Visitantes Miraflores |
Tivemos sorte, chegamos em Miraflores, no horário do maior tráfico de navios e foi espetacular! Veja os horários dos navios aqui. O som de uma campainha avisa do início da passagem de um navio.
O Canal do Panamá é talvez a hidrovia mais importante do mundo, ligando através de 82 km de extensão os oceanos Atlântico e Pacífico e melhorando o comércio mundial o transporte e a conectividade.
Como funciona?
Para que uma embarcação consiga atravessar os 82 km que separam os dois oceanos é necessário trafegar pelo istmo do Panamá, a faixa de terra que liga a península ao continente. Devido à topografia da região, é necessário "escalar" 26 metros até atingir o lago Gatún (um lago artificial criado para reduzir a quantidade de trabalho necessário para a escavação do canal e é alimentado pelo rio Chagres, onde foi construída uma barragem para a formação do lago) e em seguida, do outro lado, descer novamente até o nível do mar.
Para fazer esse trabalho são usadas as eclusas, diques que se enchem de água e permitem a descida e elevação de embarcações.
Ao entrar em uma das eclusas a água é bombeada para dentro dos diques, que se enchem e elevam a embarcação até o lago Gatún, 26 metros acima. O navio segue pelo lago até atingir as eclusas de Pedro Miguel, que se esvaziam até se igualarem ao nível do Lago Miraflores, 16.5 metros acima do nível do mar e 9.5 metros abaixo do nível anterior.
Dentro do lago Miraflores, a embarcação trafega até atingir as eclusas de Miraflores, que reduzem ainda mais o nível da embarcação, até atingir novamente o nível do mar, desta vez próximo à Ciudad de Panamá, capital do país, já do lado do Pacífico.
Para que uma embarcação consiga atravessar os 82 km que separam os dois oceanos é necessário trafegar pelo istmo do Panamá, a faixa de terra que liga a península ao continente. Devido à topografia da região, é necessário "escalar" 26 metros até atingir o lago Gatún (um lago artificial criado para reduzir a quantidade de trabalho necessário para a escavação do canal e é alimentado pelo rio Chagres, onde foi construída uma barragem para a formação do lago) e em seguida, do outro lado, descer novamente até o nível do mar.
Para fazer esse trabalho são usadas as eclusas, diques que se enchem de água e permitem a descida e elevação de embarcações.
Ao entrar em uma das eclusas a água é bombeada para dentro dos diques, que se enchem e elevam a embarcação até o lago Gatún, 26 metros acima. O navio segue pelo lago até atingir as eclusas de Pedro Miguel, que se esvaziam até se igualarem ao nível do Lago Miraflores, 16.5 metros acima do nível do mar e 9.5 metros abaixo do nível anterior.
Dentro do lago Miraflores, a embarcação trafega até atingir as eclusas de Miraflores, que reduzem ainda mais o nível da embarcação, até atingir novamente o nível do mar, desta vez próximo à Ciudad de Panamá, capital do país, já do lado do Pacífico.
Durante a travessia dos navios, um profissional local fala no alto falante dados do navio que passa no momento e algumas curiosidades.
Tem até arquibancada para apreciar a travessia dos navios |
Navio aguardando dentro de uma eclusa, até se encher de água o nível da seguinte, as portas se abrirem e permitir a passagem do navio |
Portas fechadas, aguardando a água a direita, passar para a esquerda e "levantar" o navio |
Portas fechando |
Visitamos também o museu sobre a
construção do canal, que está incluído no ingresso e vale muito a pena.
Museu dedicado a construção do canal |
Ao sair de Miraflores seguimos pela a
Estrada de Amador, passamos pelo Biomuseo, com uma arquitetura bem diferente.
Biomuseo |
Depois fomos conhecer o centro
histórico, que é bem legal.
Por fim, nosso guia, como ainda
tínhamos tempo, gentilmente nos deixou no Shopping Metromall, bem perto do
aeroporto e com transporte gratuito para retornarmos, mediante reserva prévia.
Ele foi conosco até o centro de visitantes e fez nossa reserva de transporte no
horário que escolhemos.
Se voltaria? Gostaria de conhecer as praias, já ouvi dizer que
são lindas.
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