Califórnia com Yosemite e Sequoias

Na minha primeira viagem a Califórnia em 1999 fiz o roteiro pela highway 1, fui pelo litoral de São Francisco a Los Angeles de carro e foi maravilhoso, mas vou contar em outro post.
Desta vez queria conhecer o Parque Nacional Yosemite e aquela região. Fomos em grupo de 6 e alugamos só um carro maior, um Dodge Grand Caravan, pela Alamo. Fizemos todo o roteiro de carro.

Data da Viagem: abril 2016

Roteiro:

San Diego (3 noites)
Los Angeles (2 noites)
Oakhurst (2 noites)
Lake Tahoe (1 noite)
Napa (2 noites)
São Francisco (3 noites)

Fomos num voo meio maluco, mas deu certo. Era lançamento do Dreamliner 787 pelo valor de U$ 200 pela American Airlines e nosso voo era São Paulo/Los Angeles/São Francisco. Como queríamos começar de San Diego e terminar em São francisco, compramos um voo de São Francisco para San Diego para o mesmo dia da chegada pela Virgin Airlines. Em resumo, tivemos que ir a São Francisco e voltar, porque se abandonássemos o voo em Los Angeles, nossa volta seria cancelada.

Chegamos em San Diego muito cansados, mas nada que uma noite de sono não resolvesse. Retiramos nosso carro no aeroporto e seguimos para o hotel Four Points by Sheraton San Diego Downtown, bem localizado e muito bom. A noite ainda fomos jantar no Old Spaghetti Factory em Gaslamp. Lindo bairro e excelente restaurante. Aliás, que cidade linda...

No primeiro dia, pela manhã fomos ao Parque Balboa e ao San Diego Zoo (que fica dentro do parque) e adoramos. O parque é agradável, limpo, cheio de atrações e o zoo é sensacional.

Ursos polares no San Diego Zoo
Panda no San Diego Zoo

Estufa - Parque Balboa
A tarde fomos a Old Town San Diego, que é uma graça e depois ao USS Midway, que é um Museu/Porta aviões espetacular. Em frente, numa praça, fica a famosa estátua "O Beijo".

Estátua "O Beijo" com o USS Midway ao fundo

No mesmo dia ainda fomos conhecer o famoso Hotel del Coronado, bem pertinho de San Diego. Um luxo só!

Hotel Del Coronado
No segundo dia, fomos a La Jolla, uma praia linda, com focas e leões marinhos brincando livremente na areia, pertinho de você. Além disso é cheia de restaurantes muito bons na região.
Vista de La Jolla com os leões marinhos
Saímos cedo no terceiro dia para Los Angeles. Chegamos no hotel Friendship Motor Inn, que é razoável, mas como os hotéis em LA são caros, este tinha um bom custo X benefício. Deixamos as malas e fomos passear pela região de Santa Mônica Bay, Venice Beach e Malibu.

Com sinceridade, não acho muita graça em LA. É muito grande, cheia de viadutos e não é uma cidade para curtir, caminhar e conhecer lugares de charme.

O quarto dia era para turistar. Fomos a Calçada da Fama, Chinese Theater, Dolby Theatre, depois seguimos até a Bervely Hills e Rodeo Drive. A tarde tentamos conhecer o Griffith Observatory, mas foi impossível parar de tão lotado que estava. Dizem que o por do sol é incrível.

Fachada do Dolby Theatre
mãos e pés de Tom Hanks na Calçada da Fama

No quinto dia seguimos para o parque das Sequoias Gigantes, que estava no nosso roteiro até chegar em Oakhurst, uma das cidade de entrada do Yosemite, onde iríamos dormir.
Na verdade no Yosemite também tem sequoias gigantes, mas queríamos visitar os dois parques e cada um tem sua beleza quase indescritível. Vou tentar mostrar nas fotos.
O parque das Sequoias recebe 1,5 milhões de visitantes por ano.
Para entrar compramos um ticket, pelo carro, que vale por 7 dias de visita aos parques. Recebemos também um mapa com as localizações das principais atrações e com os cuidados que devemos ter com os animais. Principalmente com os ursos, que podem aparecer e adoram a comida que fica dentro dos carros. Mas é raro e seria muita sorte ver um urso.

Olhando pra cima
Esta pessoa perto da cerca, no pé da árvore, sou eu!
Sentinel
General Sherman, com 83m de altura
 e seu tronco pesa 1400 toneladas

General Grant

Passeamos o dia todo pelo parque e nos surpreendemos com a beleza do lugar. Só chegamos a noitinha no Hotel Comfort Inn Yosmite Area em Oakhurst. Hotel simples, mas com o conforto necessário. Boa cama e bom chuveiro. Saímos para jantar num restaurante delicioso.

O sexto dia foi todinho de Yosemite que é tudo que dizem e mais um pouco. Cada vista de tirar o fôlego. Com nosso mapa em mãos, fomos percorrendo os locais mais importantes. A maioria das vezes é preciso descer do carro e fazer uma trilha fácil.

No sétimo dia seguimos cedo para a região do Lake Tahoe, o lago de água doce que fica dividido entre os estados da Califórnia e Nevada e o segundo mais profundo do país. Nos hospedamos em South Lake Tahoe no hotel Postmark Lake Tahoe, muito bom e bem localizado. Passeamos ao redor do lago, que tem vários locais de vistas lindas. A neve e o esqui são os principais atrativos da região, mas na época que fomos estava muito lindo também.

A noite fomos nos arriscar nos cassinos de Stateline em Nevada, que fica a alguma quadras de South Lake Tahoe, já que na Califórnia não são permitidos os cassinos.

Pela manhã do oitavo dia fomos para Napa Valley, mas passamos por Sacramento, a capital da Califórnia, e curtimos muito a cidade.

Capitólio
Old Sacramento

Chegamos a tardinha a cidade de Napa, hotel Holiday Inn Napa. Ainda deu tempo de passear pela cidade.

O nono dia era de vinícolas. Foi ai que descobrimos a uva Zinfandel e amamos.
Primeiro fomos a Chateau Montelena, aquela da filme "O Julgamento de Paris". Linda e vinhos maravilhosos.

Vinho premiado como melhor vinho do mundo, competindo com os franceses
Depois fomos a vinícola Robert Mondavi. Muito bonita e cheia de vinhos especiais.

Apesar da chuva, apreciamos a linda Mondavi
Por fim chegamos a vinícola do Francis Ford Coppola, onde tínhamos reserva para o almoço. Fiz a reserva no próprio site. O lugar é suntuoso, agradável e de extremo bom gosto. Antes do nosso horário deu tempo de conhecer o museu Coppola, onde ficam todos os objetos usados nos filmes dele. Um show! E o almoço então?!

Entrada da vinícola

área de lazer, day use

Rustic, Franci's Favorite

Saindo de lá, ainda tivemos ânimo de voltar passando pela cidade de Sonoma.

Centro de Sonoma
No décimo dia seguimos para nosso belo destino, São Francisco. Já entramos na cidade em grande estilo, pela Golden Gate.

Depois passamos pelas curvas da Lombard Street.

Fomos almoçar na região do Fischermans Wharf e ver os famosos leões marinhos.
Leões marinhos ao sol no Pier 39

A tarde fomos passear no Golden Gate Parque, seus locais agradáveis e o Jardim japonês.

No décimo primeiro dia tínhamos uma reserva para Alcatraz logo no primeiro horário (importante reservar com antecedência, as vagas são limitadas). Pegamos um tour guiado por fones de ouvido, que sem ele fica impossível entender tudo o que se passou ali, na época que era presídio. Foi fantástico!

Chegada a Alcatraz

A tarde fomos conhecer a região do vale do Silício, conhecer a sede da Apple, Google e outras famosas.

Sede da apple em Cupertino

Logo cedo, no décimo segundo dia, fomos a Sausalito, passear pela Golden Gate Bridge novamente, andar de bondinho, passear pela região da Union square e por fim jantar num belo restaurante, The Stinking Rose.

E chegou a hora de voltar, no décimo terceiro dia de um belo e inesquecível passeio. Devolvemos o carro no aeroporto de São Francisco e embarcamos.