Bélgica, Escócia, Irlanda do Norte, Irlanda, Alemanha e Suiça

Parece muita coisa, e foi mesmo, mas deu super certo. Bem planejado, consegui conciliar a cidade de Frankfurt, na Alemanha, onde minha filha morava, com o Reino Unido e Bélgica, que gostaríamos de conhecer e com a Suiça, que apareceu no nosso roteiro por causa da Cia Aérea da promoção da época. Foi um sacrifício "ter" que visitar a Suiça novamente :)

Nosso voo era pela Swiss (muito boa por sinal). Começamos a viagem por Bruxelas, depois um voo até Edimburgo pela Brussels Airlines, barco Citylink para Belfast, ônibus para Dublin, voo pela Lufthansa para Frankfurt e carro da Budget pela Rental Cars pela Suiça.

Dada da viagem: dez 2015/jan 2016

Frankfurt (2 noites)
Genebra (2 noites)
Zurich (3 noites)

No primeiro dia nosso voo chegou em Bruxelas as 9:00h. A princípio tinha reservado um hotel um pouco afastado do centro, mas com o atentado em Bruxelas 2 semanas antes da nossa viagem, cancelei a reserva e fiz outra em um apartamento bem na área central, para não depender de transporte público. Decidimos ir de táxi do aeroporto para o centro (€50). Apesar de ter pesquisado várias formas eficientes e um pouco mais baratas, depois de um voo BH/SP/Zurich/Bruxelas, nem pensamos. Éramos 4 pessoas, valia a pena.

Nosso apartamento foi excelente, é de uma brasileira (Esmara) e reservei por acaso pelo booking. Super bem localizado, fizemos praticamente tudo a pé. Logo após deixar malas já fomos a Grand Place, ver a decoração de Natal. Aliás, todos os países estavam lindo naquela época. Fomos também ao mercado de Natal, que tem em quase toda cidade e é ótimo para experimentar produtos locais com bons preços.

Grand Place - linda!

Mercado de Natal

Passeamos muito pela cidade, apreciamos os belos prédios da praça e fomos ver a famosa estátua do menino fazendo xixi. Em nenhum momento sentimos inseguros por causa do atentado que havia ocorrido alguns dias antes. A cidade estava bem policiada e nos deixava tranquilos. A noite voltamos a Grand Place para apreciar as luzes.
Manneken Pis

Iluminação da Grand Place
O segundo dia amanheceu chuvoso e frio, mas para viajante não existe mau tempo. Queríamos conhecer o Atomium.

Com frio e felizes no Atomium
Ainda fomos a outros locais turísticos como o Parlamento Europeu (não vou aprofundar nos posts para não ficarem muito longos) e ao museu Parlementarium - gratuito, com fones de ouvido em português e interativo.

Parlamento Europeu
Encerramos a noite no famoso Delirium. Imperdível, são mais de 2000 rótulos de cerveja no cardápio.

Delirium
No terceiro dia pegamos um trem (€29 ida e volta/pessoa), bem pertinho do apartamento e fomos passar o dia em Bruges (+- 1 hora). Cidade encantadora, mais bela que nos cartões postais. Chegando lá, passeamos muito a pé e depois fizemos um passeio de barco. Contratamos na hora o passeio, muito fácil.
Bruges

Voltamos a tardinha para Bruxelas e ainda fomos ao Parc du Cinquentenaire.

No quarto dia embarcamos num voo Brussels Airlines para Edimburgo (€118, já com taxas e 1 bagagem). Chegamos as 15h e fomos de taxi para o hotel Travelodge . Excelente escolha, para quem como nós, gostamos de viajar com conforto e barato.
Deixamos as malas e enfrentamos o frio para comer as delícias do Mercado de Natal de Edimburgo.

No quinto dia conhecemos o Calton Hill, Old Town, o Castelo de Edimburgo e fomos ao Museu do Whisky.

Calton Hill

Vista da cidade do alto do Castelo de Edimburgo

Castelo de Edimburgo

No fim do dia ainda vimos um lindo show de luzes em uma rua.

No sexto dia fomos a Catedral St Giles, ao parlamento, e ao Museu Nacional da Escócia.

St Giles Cathedral
Parlamento Escocês

Museu Nacional da Escócia

Conhecemos também a cafeteria onde J.K. Howling ficava escrevendo os livros do Harry Potter.

No sétimo dia deixamos Edimburgo para ir a Belfast. Resolvemos (tem que comprar antes, £28 por pessoa) ir de balsa (Stena Line), que é, na verdade, um navio gigantesco (com restaurante, área de cinema, cassino, wi-fi...). A passagem incluía a viagem de ônibus até Cairnryan (passando por Glasgow), a balsa e o ônibus até Belfast. Fomos a pé do nosso hotel até onde passava o primeiro ônibus. O horário que escolhemos era bem cedinho, umas 6:30h da manhã, mas tem outros. Entramos na balsa em Cairnryan, e, depois do segundo ônibus, chegamos em Belfast em uma viagem que dura em torno de 7 a 8 horas, com muito conforto.

Parte interna Ferry
Chegamos em Belfast e nos hospedamos no Hotel Etap, simples mas suficiente. Pertinho da estação, facilitou muito na chegada e saída da cidade. Era perto dos principais locais também. E no mesmo dia já fomos a rua principal e ver as luzes da prefeitura.

O oitavo dia fizemos um passeio do dia inteiro. Foi para conhecer um dos locais mais inusitados que já vi, Giants Causeway (Calçada dos Gigantes). Um lugar único! É um conjunto de cerca de 40 000 colunas prismáticas de basalto, encaixadas como se formassem uma enorme calçada de pedras gigantescas. A formação rochosa que caminhamos sobre ela debruçada no mar é simplesmente fantástica. O por do sol é incrível. Um pouco distante de Belfast, mas vale a viagem. Compramos um tour pela Mc Comb's, em ônibus. Conhecemos também a Carrick-a-rede-Ropebridge.

Calçada dos Gigantes

Ponte de Corda - Carrick a rede Ropebridge
No nono dia, na parte da manhã ainda conhecemos os muros da paz (Peace Walls) ou "Muros da Vergonha". São muros que dividem a capital da Irlanda do Norte entre católicos e protestantes e foram construídos em 1969, com o objetivo de reduzir a violência de ambos os lados. Dessa época até 1999, cerca de 3.500 pessoas foram mortas por conta do conflito religioso e sociopolítico.

A tarde pegamos um ônibus (€10), muito confortável, para Dublin. Tinha até mesinha para 4 pessoas. Nosso albergue era o Oliver St. John Gogarty's Hostel. Pegamos um quarto de 4 pessoas (2 beliches) com banheiro privativo. O hostel era até legal, mas quarto muito apertado e muito simples. Mas compensava, pois a localização era perfeita. E para nós é o que mais importa.

O Temple Bar Pub ficava quase ao lado e fomos pra lá logo que chegamos.

No 10º dia passeamos no centro, Saint Patrick´s Cathedral,  Catedral da Santíssima Trindade e o Castelo de Dublin, com seu museu e jardins.

Castelo de Dublin

Catedral St Patrick´s
O 11º dia, por azar, choveu muito e atrapalhou vários passeios. Mas passeamos um pouco a beira do Rio Liffey e fomos a Ha´penny Bridge. Como era Natal, nada abria. Compramos uma massa e cozinhamos no albergue mesmo, junto com amigos que fizemos lá. É o lado bom de ficar em hostel!
Rio Liffey
Nosso voo para Frankfurt era as 12:45h no 12º dia, chegamos a tempo de deixar bagagem na casa da minha filha e sair passear. Como era o dia depois do Natal, não tinha quase nada aberto, já que dia 26/12 também é feriado na Alemanha. Mas fomos ao Shopping My Zeil ver a iluminação de Natal. A noite jantamos no Buster Pasta (Zeil 53, 60313 Frankfurt am Main, Alemanha), delicioso e barato.

Shopping My Zeil no Natal
No 13º dia fomos a tradicional praça do símbolo do Euro (antigo prédio do Banco Central Europeu), passemos pela ópera, conhecemos Römerberg (centro histórico), a Dom (catedral) e a ponte dos cadeados (Eiserner Steg). Depois, fizemos um lindo passeio de barco pelo rio Main, no por do sol.

Römerberg

Ópera - Alte Oper
Pôr do sol - Rio Main
Vista do passeio de barco pelo Rio Main

Retiramos nosso carro no 14° dia na estação Frankfurt Hauptbahnhof e viajamos naquelas estradas maravilhosas até a cidade de Berna (Suiça).

Mercado de Natal em Berna
Passamos uma tarde linda e depois seguimos para Genebra.

Chegamos a noite, mas dormimos em Ferney-Voltaire, uma cidade grudada em Genebra, mas como fica na França é muito mais barata. Nos hospedamos lá, abastecemos o carro e jantamos. O hotel era o Campanille Ferney Airport

No 15º dia fomos passear por Genebra. Fomos ao Relógio de Flores, ao Lago, vimos o Jet d´Eau, a catedral, o Mur de la Reformation...

Ainda deu tempo de conhecer a charmosa Yvoire, uma vila medieval ao sul da França.

No 16º dia saímos em direção a Zurique, mas antes passamos por Lausanne. Subimos as escadarias até a catedral e ter uma bela vista da cidade.

Lausanne - Escaliers du Marché
Vista da catedral
De Lausanne seguimos para Interlaken, cidade cercada de montanhas e entre dois belíssimos lagos.

Interlaken

Chegamos em Zurique a noite e nos hospedamos no Hotel Allegra, que fica em Kloten, perto do aeroporto. Como estávamos de carro, não vimos problema e economizamos muito. A Suiça é caríssima. De carro ficava bem perto.

O 17º dia era 31/12 e saímos para conhecer Zurique e onde passaríamos o réveillon. Passeamos pelo lago Zurique, fomos a Old Town (Altstadt) e aos principais locais. A noite nos posicionamos para ver o show de fogos ao redor do lago. Mas estava gelado e custamos aguentar esperar. Mas foi bem bonito. Na volta para o hotel estava um engarrafamento que demorou quase 2 horas. Seria melhor ter usado o trem que passa ao lado do nosso hotel.

Lindenhofplatz

Ainda fomos a loja da Lindt em Zurique (amo!)

No 18º dia fomos conhecer a encantadora Lucerna. Passeamos pelo cartão postal da cidade, a Kapellbrücke (Chapel Bridge), o leão (Löwendenkmal), o centro histórico... Tudo é lindo!

Escultura em pedra homenageando os guardas suíços massacrados na Revolução Francesa

Kapellbrücke (Chapel Bridge)

Na volta ainda paramos em Zug, outra cidade das maravilhas da Suíça.

Voltamos para Zurique e retornamos ao Brasil num voo diurno no outro dia.