Istambul, Atenas e cruzeiro pelas Ilhas Gregas

Só de falar "Cruzeiro pelas Ilhas Gregas" já fiquei sonhando. Mas quando vi que ainda teria Istambul na Turquia e a histórica capital Grega, Atenas, não resisti. Aceitei na hora o convite da minha vizinha e amante de viagens, Iraci, para me juntar a um grupo fantástico. Foi inesquecível!

Data da viagem: agosto de 2010

Roteiro:
Istambul (3 noites)
Atenas (1 noite)
Ilhas Gregas - navio (3 noites)
Atenas (4 noites)

No 1º. dia embarcamos a noite em São Paulo, num voo direto para Istambul, da Turkish Airlines. Excelente cia aérea, por sinal. Chegamos em Istambul e depois do processo muito demorado de imigração, seguimos para o hotel Ramada Istanbul Old City. Saímos para passear um pouco a tardinha e jantar.

Chegada a Istambul
No 2º. dia levantamos cedo para o café da manhã e o city-tour. Fomos a Fonte Alemã, Obelisco, Mesquita Azul, Santa Sofia (Ayasofya).
Fonte Alemã
Obelisco

Mesquita Azul

Fila de entrada na Mesquita Azul

Vista da AyasofYa através do portão da Mesquita Azul

Praça entre as 02 mesquitas
Depois nos levaram até uma loja de tapetes, almoçamos um famoso kebab e por último fomos para o Grand Bazar, onde ficamos até a tardinha. A noite, fomos ao shopping Istambul Cevahir, que é o 6o. maior do mundo.
Loja de tapetes

Vista da Ayasofya

Kebab

Entrada do Grand Bazar

Interior do Grand Bazar

Shopping Istambul Cevahir
Após o café, no 3º. dia, fomos conhecer o Palácio Topkapi e a Cisterna Yerebatan. Um escândalo de beleza. Na cisterna são 336 colunas romanas, diferentes entre si, de 8 metros de altura, colocadas a cada 4 metros, numa superfície de 70x140 metros. Lá foi gravado cenas do filme de James Bond, "From Russia with Love".
Entrada do Palácio Topkapi

Palácio Topkapi

Detalhes Palácio Topkapi

Jardins do Palácio

Detalhe da medusa na base de um dos pilares da Cisterna Yerebatan

Colunas de Yerebatan

Teto da Cisterna

Um dos corredores da cisterna
Após o almoço fomos fazer um passeio de barco pelo Estreito de Bósforo, que divide Istambul entre Europa e Ásia.
Passeio pelo Bósforo

A tardinha fomos para o bairro de Taksim, onde ficam restaurantes, lojas, docerias e vários locais legais de Istambul.
Quarteirão fechado em Taksim
No 4º. dia, pela manhã, ainda passeamos um pouco por Istambul e a tarde seguimos para o aeroporto, embarcar para Atenas. Ao chegar, já a noite, fomos para o Novotel Athens. Jantamos por lá. A vista do terraço era linda, para a Acrópole iluminada.
Vista da acrópole iluminada do terraço do hotel
Saímos cedo no 5º. dia para o início do cruzeiro pelas ilhas, meu sonho. Embarque no MV Aquamarine, da Louis Cruise (Porto de Piraeus), super tranquilo. Após a ambientação e passada a emoção de estar num cruzeiro pelas Ilhas Gregas, curtimos muito, até chegar no início da tarde em Mikonos. Depois de ficarmos paralisados com a beleza da cor do mar, desembarcamos do navio em uma lancha e aproveitamos a cidade e o belo por do sol. Passeamos pelas ruelas e lojinhas, cada coisa mais linda que outra. A noite voltamos para o navio, jantamos, aproveitamos um pouco a noite e dormimos.
Nosso navio
Janela pequena, mas dá pra ver o belo azul do mar

Janela da nossa cabine

Lancha que nos levava até as ilhas

Vista de Mikonos ao chegar

Mikonos aproximando

Pier onde ancoram as lanchas

Ruelas de Mikonos

Praia do centro de Mikonos

Por do sol com nosso navio ao fundo

Pelicano - habitante famoso em Mikonos

Faz até pose para a foto

Noite em Mikonos
Acordamos sem pressa, no 6º. dia, com o balanço do mar. Após o café da manhã, piscina, comidinhas, diversão, chegamos em Kusadasi (Ilha Turca). Desembarcamos também para conhecer aquele charme. De lá seguimos para a Ilha de Patmos, visitamos a Gruta Sagrada, o mosteiro de São João. A noite, jantamos no navio. O prato era a famosa Mussaca Grega (delícia).
Desembarque em Patmos

Vista do cais

Mussaca
No 7º. dia acordamos na Ilha de Creta. Desembarcamos depois do maravilhoso café para conhecer. Visitamos as ruínas do Palácio de Knossos e o Arqueduto de Creta. Tudo cheio de histórias maravilhosas.
Ilha de Creta

Vista da Ilha de Creta

Ruínas do Palácio de Knossos

Arqueduto de Creta
De lá seguimos no nosso navio para a espetacular Santorini. Já na chegada ficamos boqueabertos com a vista. Ao desembarcarmos, pegamos o teleférico que nos leva até a ilha. Acho que nunca vi tamanha beleza. Quem inventou aquelas casinhas brancas dependuradas no mar azul infinito? Passemos pelas ruazinhas curtindo cada canto e cada momento. Foi indescritível! Fiquei sem palavras. Jantamos no navio.

Acordamos no 8º. dia em Atenas. Pensei comigo, uma pena que acabou o passeio de navio... mas começou uma imersão em história. O desembarque, após o café da manhã é um pouco demorado pela quantidade de pessoas, mas é tudo muito organizado. Pela tarde passeamos pelo bairro de Plaka, um charme. A noite curtimos um pouco mais o terraço do nosso hotel.

No 9º. dia, pela manhã, fomos para a Acrópole de Atenas (cidade alta). Este complexo patrimonial, mais antigo e mais importante de toda a cultura ocidental, abriga vários monumentos, como o Parthernon, Erectéion com as cariátides, Teatro de Dionísio dentre outros. Tudo que aprendemos nas aulas de histórias, fica muito mais interessante ao vivo.

Erécteion

As Cariátides

Teatro de Dionísio

Depois visitamos o Estádio Olímpico, o Parlamento, o Arco de Adriano e o Templo de Zeus Olímpico.
Estádio Olímpico

Templo de Zeus Olímpico

Arco de Adriano
Após o café, no 10º. dia, seguimos para o Novo Museu da Acrópolis. Logo na entrada do museu ficamos impressionados com o piso de vidro e sob o mesmo, as ruínas descobertas na sua construção. Do museu avista-se o Parthernon. Depois de aprender muita história no museu, seguimos de metrô até uma praia do mar Egeu. Bonita, mas muita pedra.. A noite saímos para uma cerveja e relaxar.
Museu da Acrópole

Ruínas encontradas na época de construção do museu

Parte do nosso grupo

Mar Egeu

Seguimos cedo no 11º. dia para o aeroporto e voltamos para o Brasil. Mais um belo passeio inesquecível!

Se voltaria?? Sim, para dormir nas ilhas Gregas e para ir a Capadócia fazer um passeio de balão. Foi o que faltou.