Paris, Vale do Loire, Alsácia e Champagne

Foi uma viagem em família, perfeita, divertida e inesquecível! Roteiro bem planejado, mas sem amarrações. Só compramos passagem de ida e volta por Paris, alugamos um bom carro e reservamos as duas primeiras noites em Paris. O restante da viagem seria de acordo com a vontade no momento. Foi incrível!

Data da viagem:
outubro/2008

Roteiro:
Paris (4 noites)
Blois (2 noites)
Troyes (1 noite)
Strasbourg (1 noite)
Épernay (2 noites)

Chegamos no primeiro dia em Paris a tarde. Seguimos para nosso hotel Ibis Paris Bastille Opera. Achamos ótima escolha, pois ficava perto do Metrô, da Place de la Bastille com sua boa vida noturna e tinha preço justo. Depois de nos acomodar e descansar um pouco, fomos passear pela praça e jantar em um belo restaurante, recomendado por uma amiga francesa. O restaurante Le Sanz ficava perto do hotel. Foi uma noite deliciosa! Quando voltávamos para o hotel presenciamos um grupo enorme de patinadores passeando pela noite, nas ruas daquela cidade linda!



Le Sanz
No segundo dia, após o café no hotel, fomos de metrô até a Estação Saint Sulpice, que é a igreja do Código da Vinci. Depois de conhecer, seguimos para a Igreja Saint Germain des Prés, a mais antiga de Paris e continuamos nosso passeio pela Rua Bonaparte. Logo vimos o Café Deux Magots e o Café de Flore (alguns dos mais famosos de Paris). Continuamos por aquelas relíquias, apreciando as galerias de artes e a escola de Belas Artes. Ao final, passando pela academia de Letras, atravessamos o Rio Sena pela Pont des Arts. Entramos pelo fundo do Louvre, pela esquerda e deparamos com a pirâmide. Depois de um tempo para apreciar (não entrei, pois já conhecia de outra viagem), seguimos pelo Jardim das Tulieries, Place de la Concorde, Madeleine e seguimos pela Champs Elysée, parando para apreciar a todo momento, até chegar ao Arco do Triunfo no final da tarde (em torno de 4km). Não animamos subir depois de caminhar o dia todo. Mas ainda pegamos o metrô e seguimos para a Torre Eiffel, ver o anoitecer, que é lindíssimo.


órgão da igreja Saint Germain des Prés

Escola de Belas Artes
órgão da Igreja  Saint Sulpice



Jardins na Champs Élysées

Arco do Triunfo visto de baixo

Torre Eiffel iluminada nas cores e símbolos da União Européia

Saímos cedo novamente no terceiro dia. Descemos na estação Cité do metrô. Visitamos o Hotel d'Ville, a Sainte Chapelle, Notre Dame, a Sourbone, o Palácio da Justiça e o Jardim de Luxemburgo.

Sainte Chapelle

Sorbonne

Jardins de Luxemburgo
Jardins de Luxemburgo

Notre Dame

Detalhe das gárgulas de Notre Dame

Notre Dame
A tarde fomos a Montmartre, de metrô, descemos na estação Abesses. Naquele dia tinha um festival de vinhos, queijos e pães de produtores locais. Acontece sempre algum evento, tem que pesquisar antes. Nos deliciamos! Decidimos que precisávamos de pelo menos mais um dia em Paris. Negociamos no hotel e ficamos mais duas noites.
Subida a Montmartre

Festival em Montmartre

No quarto dia, após buscar nosso carro na locadora, deixamos no hotel e fomos de metrô direto para a Torre Eiffel, enfrentamos a fila e subimos. Vale cada centavo. De lá fomos até a Galeria Lafayette. Ficamos o resto da tarde. Jantamos no hotel nesta noite, por sinal, bom vinho e boa comida. 

Vista do alto da Torre Eiffel

Vista do alto da Torre Eiffel

Olha nós lá na Torre Eiffel - felicidade de turista

Vista de cima pra baixo através da estrutura
Vista de baixo  pra cima através da estrutura

Galeries Lafayette
Galeries Lafayette

Jantar no hotel Ibis

Saímos após o café no quinto dia para Versailles. Passeamos por lá e seguimos para Chartres, onde conhecemos a catedral que é a mais representativa e completa catedral gótica da França e uma das mais impressionantes obras arquitetônicas do mundo. De lá seguimos para Blois, onde encontramos um hotel familiar aconchegante e ficamos por duas noites. Saímos para jantar no Bar Brasserie La Duchesse Anne. O dono, muito simpático, nos recebeu muito bem. 

Nosso carro Renault Trafic - muito espaçoso e confortável para 6 pessoas

Catedral de Chartres

No sexto dia, pela manhã, conhecemos o Château de Blois e o centro da cidade. Depois seguimos para o Château de Chenonceau, passando por parreiras de uva e plantações de maçã pela estrada. O lugar é suntuoso e os jardins lindos! O valor do ticket é € 14,00. De lá seguimos para Amboise, conhecer a cidade e o castelo, por sinal lugares sensacionais! Voltamos a Blois e jantamos com um bom vinho e comida maravilhosa.

Blois

Blois
Chenonceau
Chenonceau

Maçãs
Parreiras de Uvas
Amboise

Seguimos no sétimo dia, já com as malas no carro, fomos para mais dois castelos incríveis: Cheverny, que parece mais um palácio, mas belo e com jardins impecáveis e Chambord, que é um dos mais conhecidos castelos do mundo e fica rodeado de um parque arborizado de 52,5 km². Ambos com muito charme e beleza no exterior e interior. São lugares que ficam grudados na memória. 

Chambord

Chambord

Cheverny
Cheverny

Continuamos a tarde pelas belas estradas da França (394km) até a cidade de Troyes, onde encontramos um hotel charmoso e saímos para jantar naquele lugar pitoresco.
Jantar em Troyes

No oitavo dia, pela manhã, fomos conhecer o encanto das ruelas da cidade, o centro histórico de Troyes e seguimos a tarde para Strasbourg, passando antes por um outlet perto de Troyes. Conseguimos bem fácil um hotel onde ficamos 2 noites. 

Centro Histórico de Troyes

Saímos para conhecer Strasbourg no nono dia. Visitamos a Notre-Dame de Strasbourg, passeamos pela beira do Rio Reno que corta o centro histórico da cidade e apreciamos a beleza de suas pontes. 

Strasbourg

Strasbourg
A tarde fomos a Baden Baden, cidade alemã na divisa com a França, com seus cafés e bares nas praças. Que povo feliz!
Baden Baden

Baden Baden

A noite voltamos a Strasbourg e fomos jantar em outro delicioso restaurante.

No décimo dia saímos cedo para Épernay (356km), queríamos conhecer a famosa Moët & Chandon, que é uma produtora de vinhos espumantes do tipo champagne, fundada em 1743. Logo que chegamos, descobrimos que teria um tour em português. Pura sorte! Deveríamos ter reservado (a partir de € 25,00). Mas tinha um grupo de brasileiros lá, com reservas, e nos colocaram juntos a eles. A visita foi maravilhosa! A história da vinícola é muito interessante. Após o passeio, claro, vem a degustação e depois nos levam a loja. Tudo um luxo! Não é para meu bolso. Era só pra visitar mesmo. 
Entrada da Moet & Chandon

O brinde à aniversariante do dia, com champagne rosê

Após a visita descobrimos um hotel pequeno, familiar e aconchegante. Nos indicaram um restaurante tão charmoso quanto a cidade.

Pela manhã, no décimo primeiro dia, voltando para o aeroporto de Paris (132km), pois nosso voo era as 22:00hs, passamos por Reims, para conhecer a linda Catedral com seu anjo sorridente.  

Catedral de Reims

Catedral de Reims

Anjo sorridente

Chegamos ao aeroporto, tranquilos com o tempo, devolvemos o carro e embarcamos para o Brasil, encantados com o interior da França.

Se voltaria?
Por várias vezes, se pudesse e meu dinheiro desse.







Nenhum comentário:

Postar um comentário